segunda-feira, 6 de junho de 2011

CIUMES...SENTIMENTO QUE DESTRÓI

Como pode haver confiança num relacionamento onde há ciumes em excesso? Ciumes do passado, do presente, paranóia da desconfiança, insegurança, medo de perder e medo de amar. Quando falta auto-estima, vive-se com menos amor a si próprio (apesar de amor proprio ser diferente de auto estima) e, sendo assim, como se receber amor, acreditando que não o merece?

Dessa forma eu quase destruí o meu namoro. Eram tantas dúvidas, tantos pontos de interrogação, angústias e medo que eu preferia ficar com um pé bem atrás e tentando comprovar a minha crença de que "homem não presta". Com tanto drama eu acabava ameaçando o que eu mais queria: viver feliz! Mas o amor faz a gente voar...ir além do que se acredita ser! Estou me transformando no que eu, realmente, sou e quero para mim! Sou uma menina feliz, divertida, sem medo de me aventurar, gosto de novidade, de conversas fiadas, de me fazer bonita, de rir...simplesmente viver sentindo o colorido das flores, a quentura do sol no corpo, a suavidade da água no rosto, o sabor do salgado e do doce.

Para renovar minha fé no amor, primeiramente, deletei a minha conta de orkut e facebook para manter minha tranquilidade. Depois comprei livros, que ainda estou lendo, sobre o assunto para entender melhor. Li artigos na internet, fiz um teste e pedi meu namorado para fazer também para eu saber onde estava sendo ciumenta. Estou fazendo terapia breve em PNL também. Muita coisa? Não acho, prefiro me cercar de ajuda e cuidado para me curar desse mal! E vale tudo mesmo!

Enfim, posso dizer que hoje, apesar de poucos dias depois de ter tomado essa decisão, estou me sentindo mais livre e mais amada!

Entendi que meu namorado me ama e quer estar comigo por opção. Nunca o ameacei ou fiz pressão, por isso ele também é livre.

A partir de uma conversa eu senti muita cumplicidade e força para mudar: "Nunca amei alguém como você. O que você quer fazer para estarmos juntos? Terapia de casal? Rezar num centro espírita? O que quer para que estejamos bem? Eu faço!"

O ciume não impede ninguem de trair! Nem quem sente ciumes está salvo da traição. A vida acontece independende da nossa vontade e isso a gente não pode mudar! Querer controlar pensamento, desejos, sentimentos, vontades não chega a ser utopia, passa antes pela hipocrisia! O ciumento também não quer ser controlado! Basta se colocar na posição do parceiro e saberá disso!

Mas como o ciume nos cega, vou dar uma dica: se é difícil mudar a crença (não sou ciumenta), começa mudando o comportamento. Deixe de fuçar e deleta da sua vida as coisas que não lhe fazem bem.
Mais uma dica: para amar de verdade outra pessoa, você precisa, primeiro, não precisar dela!

Que a minha lição sirva de ajuda para quem precisar!

P.S. Muitas vezes culpamos o parceiro pelo nosso ciumes. Ex: 'Mas também como pode sair em outra cidade com uma mulher que nem conheço?' Mas acredite, você está errada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário